Aniversário de Ilha Comprida

A Estância Balneária de Ilha Comprida comemora o aniversário de sua emancipação política a administrativa no dia 27 de outubro. Nessa data é feriado no município, determinada pela Lei nº 524/04.

Saiba um pouco mais sobre a história de Ilha comprida no texto abaixo.

“A história de Ilha Comprida confunde-se com as origens dos povoados de Iguape e Cananeia que, ainda no período Pré-Colonial do Brasil, foram ocupadas por degredados europeus aliados aos povos indígenas da região.

No final do século XVIII, a ilha recebe os primeiros sinais de ocupação europeia, com a fundação da Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, no lado oposto da barra do Rio Sabaúna. No início do século XX começa a se desenvolver a vila de Pedrinhas, tradicional povoado de pescadores.

Em 1938 o território de Ilha Comprida, estimado em 74 km de comprimento, foi dividido entre as cidades de Iguape e Cananeia, ficando cada uma delas com 70 e 30 por cento do território, respectivamente.

A partir da década de 1950 o território passa a ser ocupado de maneira mais efetiva. A travessia para as cidades vizinhas era feita por meio de balsas localizadas à altura dos bairros do Boqueirão Sul—na passagem para Cananeia—e no Boqueirão Norte—para chegar a Iguape.

Em meados da década de 1980 começou um movimento pela emancipação política de Ilha Comprida. Em plebiscito realizado em 27 de outubro de 1991, a população local decidiu pela criação do novo município. Em 5 de março de 1992, data que marca a fundação da cidade, Ilha Comprida tornava-se independente.

No ano de 2000 o acesso a Ilha Comprida foi melhorado após a inauguração de Ponte Prefeito Laércio Ribeiro, que faz a ligação com o município de Iguape. No decorrer da última década, a cidade assistiu a um crescente aumento no número de turistas, ao mesmo tempo em que busca promover o desenvolvimento econômico através da conservação do seu patrimônio ambiental e cultural.”*

* texto extraído do artigo Ilha Comprida, da Wikipedia.