Dia da Umbanda

O dia 15 de novembro é celebrado como o Dia da Umbanda. Apesar dos primeiros eventos da Umbanda terem ocorrido ainda no início do século passado (em 1908, na cidade do Rio de Janeiro), e por isso a definição da data a ser celebrada pelos adeptos da religião, a data somente foi oficializado em 2012 através da Lei 12664.

umbanda.png

A Umbanda é uma religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. É considerada uma “religião brasileira por excelência” com um sincretismo que combina o Catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.
O dia 15 de novembro, já considerado pelos adeptos como a data do surgimento da Umbanda, foi oficializado no Brasil em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.

Em 8 de novembro de 2016, após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a Umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais, por meio de decreto.*

*trechos do texto Umbanda, da Wikipedia.