Aniversário de Manaus

No meio da maior floresta tropical do mundo, uma grande cidade se faz presente.
A maior cidade da Amazônia, com uma população de mais de 2 milhões de habitantes, sendo seu principal centro urbano, e o principal centro financeiro e industrial do Norte do Brasil. Esta é Manaus.

“Fundada em 1669 pelos portugueses com o forte de São José do Rio Negro, foi elevada à vila em 1832 com o nome de Manaos, em homenagem à nação indígena dos manaós, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual. Manaus ficou conhecida no começo do século XX como a Paris dos Trópicos, devido a sua intensa modernização durante a época áurea da borracha, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de algumas partes do mundo, sobretudo franceses. Nessa época foi batizada como Coração da Amazônia e Cidade da Floresta. A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência regional e nacional, seja no ponto de vista ambiental, cultural ou econômico.”*

Manaus, no dia 24 de outubro completa aniversário, sendo, assim, feriado municipal nessa data, definida pela Lei Orgânica do município de Manaus/AM.

* trecho extraído do artigo Manaus, da Wikipedia.