Governo decreta ponto facultativo nos dias 4, 5 e 6 de março no Amazonas
O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou nesta terça-feira (26) decreto que declara ponto facultativo nos dias 4, 5 e 6 de março por conta do período do Carnaval. Os serviços essenciais de saúde e segurança pública vão ser mantidos.
O governo determinou, ainda, que a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) promova a compensação das horas normais de ensino, se houver necessidade.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), todas as unidades de urgência e emergência, tanto na capital quanto no interior do estado funcionarão normalmente. O atendimento seguirá sem alterações nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) hospitais e prontos-socorros adultos e infantis e maternidades.
As unidades que atendem com consulta agendada (Centros de Atenção à Melhor Idade – CAIMIs, Centros de Atenção Integral à Criança – CAICs, Fundações de Saúde e policlínicas) retornam às atividades na quinta-feira (7).
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado George Gomes, cerca de 300 policiais civis reforçarão as atividades nas Centrais de Flagrante e Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), que durante o período de Carnaval funcionarão 24 horas.
A Delegacia Móvel ficará posicionada em frente à Delegacia Geral, durante os desfiles das escolas de samba dos Grupos Especial e de Acesso A, B e C, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo).
São Centrais de Flagrante os 1º, 6º, 12º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) que atendem as ocorrências das zonas Sul, Norte, Centro-Sul, Leste e Oeste, respectivamente.
Serviços
As unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) administradas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) retomam o atendimento na próxima quinta-feira (7). *
* texto retirado do site A crítica.