Atenção, Aniversário de Curitiba não é Feriado!

Se o feriado municipal de Curitiba fosse no dia do aniversário da cidade, haveria recesso em 29 de março. Mas o recesso municipal na capital paranaense é 8 de setembro – feriado religioso em homenagem à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade, que, por coincidência de data, é emendado com o 7 de setembro, data de Independência do Brasil.

Veja aqui os Feriados em Curitiba.

Legalmente, os municípios podem declarar até quatro feriados próprios no ano, de acordo com as tradições locais, já considerando a Sexta-Feira da Paixão. Mas, assim como Maceió (AL) e Salvador (BH), o dia do aniversário da capital paranaense não está entre os feriados municipais. Ao menos, não na prática.

Por lei, o dia até deveria ser de folga para os setores públicos e privados do município, já que em 1949 o então prefeito Linneu do Amaral declarou a data como feriado municipal, embora não existam informações se a celebração chegou a ocorrer alguma vez. A Câmara Municipal não registra, por exemplo, nenhuma lei posterior alterando o texto de 26 de dezembro de 1949.

Enquanto isso, as celebrações em homenagem à padroeira são mantidas desde a criação de Curitiba. Tanto que a Câmara Municipal definiu, em 24 de agosto de 1967, que o dia de Nossa Senhora dos Pinhais deveria ser guardado como feriado, bem com a Sexta-feira da Paixão e o dia de Corpus Christi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s