O secretário de Governo, Odair Cunha, transferiu para quarta-feira, 1º de novembro, o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro em todo o país.
O serviço público do Estado de Minas Gerias gozará então de uma “miniférias” coletivas, dadas pelo governo aos servidores.
Neste ano, a data comemorativa cai no próximo sábado. Mas determinação do estado garantirá três dias de ponto facultativo (quarta, quinta e sexta-feira) ao funcionalismo. Cunha justificou que a medida visa a otimização dos serviços públicos e, principalmente, a valorização do servidor mineiro.
Já a Prefeitura de Belo Horizonte e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), transferiram o feriado do servidor público para sexta-feira, dia 3 de novembro. Desta forma os trabalhadores municipais emendam o ponto facultativo com o Dia de Finados, na quinta-feira.
Também por meio de uma portaria, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) transferiram o feriado do sábado, dia em que não há expediente, para a sexta-feira, dia 3 de novembro.