Feriado Nacional: NATAL

Feriado Nacional: NATAL

FERIADO NATAL – 25 DE DEZEMBRO

O natal é um dos feriados mais amados pelas crianças de todo mundo, afinal as reuniões familiares e a troca de presentes já são tradições em grande parte dos países cristãos, nos quais a data é uma das mais importantes do calendário litúrgico.

Em teoria, o natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, fundador do cristianismo e disseminador das ideias em voga até os dias atuais e que resultaram numa profusão de religiões, dogmas e símbolos sagrados.

COMEMORAÇÃO E SÍMBOLOS NATALINOS

No Brasil e no mundo, o feriado é comemorado não apenas pelos seguidores do cristianismo, afinal mesmo pessoas que não professam as religiões cristãs, aproveitam-no para passar momentos agradáveis com a família e entes queridos.

  • O jantar de natal já uma tradição no Brasil e em diversos países do globo. Aqui, o peru assado já é sempre muito esperado por todos os familiares, porém o cardápio de cada família varia, tendo em vista as condições financeiras e preferencias alimentares de cada um;
  • A árvore de natal enfeitada e brilhante também avisa a todos a proximidade do natal. Acredita-se que essa tradição teve origem na Alemanha, quando Martinho Lutero, fundador do Protestantismo se deparou com um pinheiro enfeitado e coberto de neve;
  • O presépio já não é tão comumente visto como em tempo antigos, mas é o símbolo mais próximo às origens religiosas da data, uma vez que representa o menino Jesus deitado em seu berço simples logo após nascer, cercado por seus pais, reis magos e alguns animais;
  • A figura do Papai Noel está atrelada a um bispo de nome Nicolau que viveu na Turquia no século III e era conhecido por presentear os pobres, distribuindo moedas e agrados às pessoas. Ele foi canonizado pela Igreja e hoje é conhecido como São Nicolau;
  • Assistir missas e cultos voltados à celebração da data também é uma ação comum, afinal apesar do apelo comercial, ela está ligada aos ritos religiosos e, para os seguidores do cristianismo, recordar Jesus Cristo e seus feitos é o mais relevante.

O apelo comercial do natal também não pode ser esquecido. Considerada uma das datas que mais aquecem as vendas em diversos setores, ela é esperada por comerciantes em todos os países que a comemoram, afinal dar e ganhar presentes é tão tradicional quanto saborear o peru e os momentos em família.

Já as cores vermelho e branco, que caracterizam o uniforme do bom velhinho, são atribuídas a campanhas publicitárias lançadas pela Coca-Cola em 1931, que popularizou as cores de sua marca e ajudou a configurar o Papai Noel como ele é conhecido até os dias de hoje.

Veja outros Feriados Nacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s