Feriado 7 de Setembro

Feriado 7 de Setembro

FERIADO NACIONAL: 7 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O Brasil foi, desde o descobrimento, colônia de Portugal e a emancipação ocorrida no ano de 1822 e proclamada pelo príncipe regente Dom Pedro I no dia 7 de setembro deu origem ao feriado nacional conhecido por Dia da Independência ou, em algumas regiões, Dia da Pátria.

A importância histórica desse dia é enorme, afinal foi a partir dessa data que a nação se viu independente, ou seja, autônoma em suas decisões e organização interna. Portugal, porém, só reconheceu a independência de sua ex-colônia em 1825, após o pagamento de uma indenização ao país, por parte do Brasil.

O pagamento de indenizações por ter se tornado independente é uma prática, apesar de estranha, corrente no curso da história, países como o Haiti, por exemplo, também indenizaram os franceses após declarar sua independência. A indenização paga pelo Brasil à coroa portuguesa foi de 2 milhões de libras.

Sobre o feriado e sua comemoração

Em todo país, diferentes setores da sociedade se prepararam para comemorar e relembrar o valor histórico da independência brasileira, com destaque especial para as instituições educacionais e militares.

  • É comum a realização de desfiles militares em diversas regiões do Brasil, esses são, em geral, abertos ao público e em alguns casos televisionados pelas principais emissoras e equipes jornalísticas;
  • Nas escolas, a organização de festas, feiras temáticas e seminários sobre a data também são frequentes, as disciplinas de História e Ciências Sociais são as que mais se aproveitam desse recorte histórico;
  • Por ser uma data histórica oficial de grande relevância, o Hino da Independência também é entoado nesse dia. Em uma das estrofes ele diz “Parabéns, ó brasileiro/ Já com garbo varonil,/ Do universo entre as nações/ Resplandece a do Brasil” que ressalta o orgulho do país ser uma nação de fato, independente;
  • Não se deve confundir, porém, a independência do Brasil com a formação da República, afinal após cortar relações com Portugal, Dom Pedro I foi coroado imperador das terras brasileiras, ou seja, o sistema político ainda se manteve monárquico.

Uma curiosidade interessante, o 7 de setembro não é comemorado apenas no Brasil. Em Nova York, Estados Unidos, primeiro país que reconheceu o Brasil como nação independente, o Brazilian Day é organizado anualmente nessa data para que os brasileiros que estão fora do país também possam comemorá-lo.

A partir de 2003, o evento passou a ser organizado sob diferentes configurações em outros países, como Toronto, Tóquio e Londres. Nas cidades da Flórida, San Diego e Los Angeles também ocorrem eventos parecidos.

Veja outros Feriados Nacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s